Minas Gerais amplia lista de doenças triadas pelo Teste do Pezinho 600 346 oy creative

Minas Gerais amplia lista de doenças triadas pelo Teste do Pezinho

Veja que notícia incrível: Minas Gerais anunciou na sexta-feira, 26/01/2024, mais uma ampliação da lista de doenças triadas pelo Teste do Pezinho. A partir de 30 de janeiro de 2024, todas as amostras de sangue de crianças que nascerem no estado de Minas Gerais e que realizarem o teste pelo SUS também terão o diagnóstico para mais três doenças: Atrofia muscular espinhal (AME), Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e Agamaglobulinemia (AGAMA), consideradas como raras e com elevada taxa de mortalidade.

Além dessas, outras 12 já compõem o painel de triagem realizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), que foram contempladas na primeira ampliação em 2021.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no país, apenas o Distrito Federal inclui essas três doenças no seu painel em termos de rotina. E no caso da AME, Minas será o primeiro estado no país, de elevada população, a triar a doença pelo SUS em seus recém-nascidos, garantindo o tratamento gratuito, de elevado custo, para todos os casos detectados.

Pela lei federal Nº 14.154, de 26 de maio de 2021, a ampliação no Brasil ocorrerá de forma escalonada, em 5 fases, e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do processo, o que ainda não aconteceu. A lei está em vigor desde junho de 2022. Ela altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal por meio do estabelecimento de 14 novos grupos de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho em todo o país.

Aguardamos a determinação e divulgação desses prazos pelo Ministério da Saúde para que a lei federal seja colocada em prática e o Teste do Pezinho Ampliado seja, um dia, uma realidade para todos os recém-nascidos do Brasil. Seguimos nessa luta pela vida!

Saiba mais sobre a lei federal aqui.

Confira a notícia da ampliação do teste do pezinho em Minas Gerais no G1 e Globo Play!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.