
Teste do Pezinho Ampliado no Distrito Federal
Mais um grande passo para a saúde das crianças: recentemente, o Distrito Federal ampliou de 50 para 58 doenças raras a serem detectadas pelo teste do pezinho na rede pública. O Hospital de Apoio do Distrito Federal (HAB) recebeu dois novos equipamentos de análise que permitem o rastreio de seis doenças lisossomais, da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e da Imunodeficiência Combinada Grave (IDCG).
O novo maquinário foi adquirido para cumprir as etapas de ampliação do teste do pezinho, em conformidade com a Lei Distrital nº 4.190/2008 e com o Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.
Essa é a realidade esperada por milhares de famílias e que está prevista para acontecer nos próximos anos no SUS em todo o país, a partir da Lei federal Nº 14.154, de 26 de maio de 2021.
Estamos aguardando o Ministério da Saúde apresentar o planejamento com os prazos de ampliação para cada novo grupo de doenças a serem triadas na rede pública. Vamos acompanhar tudo e divulgar em nossos canais de comunicação, continue acompanhando! E converse com seu médico de confiança para tirar suas dúvidas.
Assista à reportagem:
Leia mais: https://
DEIXE UM COMENTÁRIO