Por Iana Coimbra, MG2 — Belo Horizonte


Lançado "Gota de Esperança" documentário sobre Theo, filho da repórter Larissa Carvalho

Lançado "Gota de Esperança" documentário sobre Theo, filho da repórter Larissa Carvalho

Documentário Uma Gota de Esperança estreia no Globoplay — Foto: Carol Salgado/ Divulgação

A partir desta sexta-feira (7), o documentário que conta a batalha da repórter Larissa Carvalho com o filho Theo, que nasceu com uma doença rara, está disponível no Globoplay. “Uma gota de esperança” foi todo produzido e gravado em 4K pela equipe da Globo, em Minas Gerais.

Quando Theo nasceu, Larissa esperou pelo dia em que ele sentaria, andaria, falaria. Até hoje, com quase seis anos, nada disso aconteceu, por causa de um diagnóstico tardio de uma doença genética rara.

Por causa desta doença, o corpo do Theo tem dificuldade para absorver as proteínas dos alimentos. As que não são metabolizadas matam os neurônios, que comprometem o desenvolvimento motor. A situação poderia ser evitada se, no quinto dia de vida, fosse feito o Teste do Pezinho Ampliado, que investiga um número maior de doenças que o exame feito pelo SUS.

Desde então, Larissa trava diariamente batalhas árduas para que o Theo tenha o máximo de qualidade de vida possível, para que as grávidas saibam que existe um teste ampliado na rede particular, que rastreia doenças genéticas e para que o governo expanda o feito pelo SUS.

No documentário, Larissa também se encontrou com outras famílias que receberam diagnósticos raros. E se vê diante do futuro que Theo poderia ter tido, se quando ele nasceu ela soubesse o que sabe agora. Foram entrevistados especialistas em Minas Gerais, São Paulo, Brasília e nos Estados Unidos.

Veja depoimentos da equipe:

Larissa Carvalho, mãe do Theo

“Quando a câmera desligava a gente chorava muito. Em vários cantos de casas por onde a gente passou. Porque a gente tem pra sempre essa sensação. A gente podia ter dado outra vida para os nossos meninos, se a gente soubesse na hora certa e tratado na hora certa. Quando eu encontrei mães que estavam com seus filhos correndo, nadando, jogando bola, vivendo tudo o que uma criança merece e tem direito, exatamente com a mesma doença do theo e doenças primas, porque essas mães tiveram a luz de fazer um teste do pezinho eficiente da rede particular, e elas trataram na hora certa, eu vi quanta coisa o Theo tá perdendo, quanta felicidade ele tá deixando de viver por uma ineficiência do sistema público de saúde, por falta de informação também”.

Eullym Ferreira, direção de fotografia

“Um momento que foi muito impactante para mim foi captar imagens do Theo e do Daniel, os dois com as mesmas doenças mas com as vidas completamente diferentes. Porque através do teste do pezinho a mãe do Daniel descobriu e ele só toma um medicamento por dia e ele tem a vida normal. Esse é o choque que dá pra gente ver realmente a importância do teste do pezinho, eu fazendo a cena dele vindo, correndo com a irmã dele, eu não aguentei”.

Emerson Penha, diretor do documentário

“O que mais impressiona é que é uma história real que poderia ter acontecido com qualquer um de nós, mas que aconteceu com a Larissa e com o Theo. A energia, a força e a transformação que ela promoveu para conseguir saber o que se passava com o filho dela cativam quem assiste a esse filme”.

Marcelo Viana, assistente de fotografia e som direto

“É um assunto que mexe muito com a gente. Eu tenho duas filhas e pensava nelas o tempo inteiro. E fiquei muito triste em cada gravação e tendo que me segurar por saber que um teste tão simples evitaria o sofrimento de tantas mães".

Ingrid Ferraz, edição de imagens

“É lindo ver que ela pegou uma coisa que aconteceu com ela e tentou transformar em uma luta pra transformar outras histórias”.

Carine Tavares, produtora

“O mais importante é se colocar no lugar do outro. Mesmo que você não tenha uma criança que acabou de nascer na família, você pode propagar essa mensagem. Todo mundo conhece alguém que tá grávida, todo mundo pode passar essa mensagem adiante. É essa mensagem de luz, de vida, de amor, de muita saúde de expectativa, de vida, de poder mudar o futuro”.

Vídeos mais assistidos no G1 Minas nos últimos sete dias:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!